Platô da Lagoa
Descrição: O Platô da Lagoa é um setor de escalada esportiva localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro, que ficou muito famoso na década de 90, infelizmente, pela ocasião da realização de um campeonato de escalada, para o qual foram "produzidas" algumas vias que contam com algumas agarras cavadas.
O grau das vias varia do V até o IX, e as vias mais populares são: Ramos, Lagoa Rasta, Cristal Mágico (Veias Abertas), Les Délices de Paris, Três Porquinhos, Montanha Russa, Cristal Canibal, Maldita, Melzinho da Lagoa e Quebra Nozes.
Vale ressaltar que esse setor fica muito próximo do Cabritos e do Cantagalo. Logo, é possível fazer uma via de parede como a Cális, Urbanóide ou Chuva de Pedra e, depois, forçar o treino nas esportivas do Platô. O deslocamento é muito simples e pode ser feito caminhando ou pedalando pela ciclovia da Lagoa.
Como chegar à base: O acesso se dá pela Av. Epitácio Pessoa e, depois, subindo-se pela Rua Tabatinguera, na região da Lagoa Rodrigo de Freitas.
A entrada da trilha fica no ponto mais alto da ladeira, após um pequeno estacionamento e antes da garagem de uma casa. Basta subir uma pequena mureta e seguir margeando um grande bloco de pedra, por cerca de 5 metros, para depois virar para à esquerda e, na sequência, subir gradativamente em diagonal para a esquerda. Em aproximadamente 5 minutos, é possível acessar a grande laje de cimento característica desse setor.
Fonte: www.escaladasclassicas.com
Coordenadas: -22.971324482786652,-43.20547152935114